Description
PROGRAMA DO CURSO
PARTE I. AULAS EXPOSITIVAS (TEORIA e PRÁTICA).
- A importância da competência comunicativa e da oratória persuasiva para o mundo corporativo.
- Domine o medo de falar em público.
- As espécies de atos de oratória e de retórica.
- O papel do Pathos, do Ethos e do Logos na oratória persuasiva.
- Técnicas para utilização da voz.
- Linguagem corporal e do contato visual.
- Eliminando os vícios de linguagem.
- Utilização de analogias, metáforas, exemplos e a técnica do storytelling para prender a atenção, fixar conteúdos e persuadir.
- Utilização do humor.
- Utilização de Vídeos, imagens, gráficos e PowerPoint.
- Técnicas para planejar, preparar e ensaiar.
- As técnicas para engajar e estimular as equipes ou público a partirem para ação. (call to action).
- O público hostil ou não receptivo.
- Falar de improviso.
- Executando sua apresentação oral, com força, confiança, convicção, vivacidade e alegria contagiantes.
- Como lidar com perguntas.
- Desafios impostos pelo ambiente virtual.
Parte II. PRÁTICA SIMULADA
- Planejamento, construção, ensaio e execução de duas apresentações orais simuladas (uma presencial e a outra à distância, de forma síncrona).
- Conforme o perfil da turma e dos alunos, essas simulações podem consistir em palestras, apresentações de projetos ou discursos.
- Feedback do professor após cada simulação.
- Filmagem das sustentações.